Pular para o conteúdo principal

Intolerância à lactose

No início deste mês (07) o Jordano, que possui a Síndrome de Cornélia de Lange*, fez exame de Bioquimica de Sangue e se confirmou a intolerância à lactose.
Imagem, bemnutri.com.br

Faz algum tempo que o Jô passou a ter diarreia com frequência, fato que o atrapalha muito na Escola e em todas as atividades em geral e, também, deixa bastante aborrecido. 

Após o resultado desse exame o Dr, Antônio E. Menegaz de Ben, aqui de Cruz Alta, orientou-nos  a para evitar que o Jô consuma leite e derivados ou, então, substitua por leite e derivados sem lactose.

Isso é certo: teremos que rever os hábitos da família, É....vamos indo e veremos como é que fica.

Não sei se a intolerância a lactose está relacionada a Síndrome de Cornélia de Lange. Alguém tem alguma informação a respeito?

* Desculpe ficar repetindo "Síndrome de Cornelia de Lange" cada vez que cito o Jô, mas isso é para o Google encontrá-la relatar nas buscas. 

Exame do Jô (03/07/13)
Lactose, teste de tolerância
Glicose de jejum ................................83 MGQ/dl
Glicose 15 minutos após .....................85 MGQ/dl
Glicose 30 minutos após .....................86 MGQ/dl
Glicose 15 minutos após .....................88 MGQ/dl
Material: sangue
Método anzimático colorimétrico.

_____________________________________________________________

MAIS SOBRE INTOLERÂNCIA À LACTOSE

O que é Intolerância à lactose?
Sinônimos: Deficiência de Lactase, alergia ao leite
A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir lactose. A lactose é um tipo de açúcar encontrado no leite e em outros produtos lácteos.

Causas

A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado não produz enzima lactase suficiente. As enzimas ajudam o corpo a absorver alimentos. Não ter lactase suficiente é chamado de deficiência de lactase.

Os corpos de bebês produzem esta enzima para que eles possam digerir leite, incluindo leite materno.

Bebês prematuros às vezes têm intolerância à lactose. As crianças que nasceram de gestação a termo geralmente não mostram sinais de intolerância à lactose até completarem pelo menos 3 anos de idade.

A intolerância à lactose pode começar em diferentes momentos da vida. Em indivíduos brancos, ela geralmente afeta crianças acima dos 5 anos de idade. Em afro-americanos, a intolerância à lactose frequentemente ocorre em torno dos 2 anos de idade.

A intolerância à lactose é mais comum nas populações asiática, africana, nativa norte-americana e nas populações mediterrâneas do que entre a população do norte e oeste europeu.

A intolerância à lactose é muito comum em adultos e não é perigosa. Aproximadamente, 30 milhões de adultos norte-americanos apresentam intolerância a alguma quantidade de lactose até os 20 anos de idade.

Dentre as causas da intolerância à lactose podem ser citadas:
  • Cirurgia intestinal
  • Infecções do intestino delgado causadas por vírus ou bactérias que podem afetar as células do revestimento do intestino (geralmente em crianças)
  • Doenças intestinais, como sprue celíaco
Referência: http://www.minhavida.com.br

Comentários

Destaques da Semana

Gráficos para acompanhamento do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange

Dr. José Cesar Junqueira, gastroenterolologia pediátrica, disponibilizou no Portal Pediatra Online os Gráfico a seguir, para acompanhamento de do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange . Peso feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Circunferência da cabeça feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br   Peso masculino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Peso masculino (nasc...

A melhor escola é aquela que atende melhor as necessidades do aluno

É chegada a hora de mais um ano escolar. Esse período cria sempre muita expectativa da família  em relação a adaptação do filho à escola, à professora, aos colegas e a tudo que envolve a nova rotina. No caso do Jô, acometido com a  Síndrome de Cornélia de Lange e com fortes traços do Autismo, essa expectativa se reveste de preocupação em fazer escolhas corretas para que ele esteja  feliz e consiga evoluir. Jô e turma do 1º ano na Festa Junina na Escola Municipal Frederico Baiochi, Cruz Alta-RS, 2010 A melhor Escola para o Jô é aquela que atende melhor as necessidades dele. Essa sempre foi a regra que a Elis e eu observamos para escolher a escola para ele. Dos três aos nove anos ele frequentou estabelecimento especializado e, depois, em escola dita "inclusiva". Atualmente, ele está matriculado para frequentar o 3º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública. Segundo parecer da neuro, o Jô (15 anos de idade), possui idade mental de 5 ou 6 anos. Tem gra...

Canção de Inverno

Depois que postamos o vídeo anterior do Jô, que foi gravado quando ele tinha 8 anos, perguntamos se ele queria gravar outro. Ele pegou o violão e cantou. Para os novo visitantes do Blog, lembro que o Jô tem Síndrome de Cornélia  de Lange, tem 16 anos e não fala.