As complicações respiratórias são importantes na pessoa com síndrome de Cornélia de Lange. Desde o nascer o Jordano apresentou graves dificuldades para respirar e somente com sete anos de idade realizou a cirurgia de retirada as amígdalas e adenóides. Então, passou a se alimentar melhor, dormir melhor, aprender melhor, explorar o mundo dos cheiros, a concentração aumentou, por exemplo.
Agora com 16 anos, o Jô apresentou a obstrução do septo nasal esquerdo, adenóides aumentadas e, ainda, se acentuou o refluxo-endogástrico. Isso tudo contribuiu para o agravamento das questões respiratórias.
Jô - Hospital Santa Lúcia Cruz Alta - 29/03/13 |
Nessa última quinta-feira (28) o Jô realizou a cirurgia de correção do septo nasal e o exame de endoscopia para avaliação da hérnia de hiato (refluxo). Os procedimentos foram realizados um após o outro e, só foram possíveis pela sensibilidade do Dr. Olavo Cancian, (otorrino) que se mostrou interessado e conseguiu coordenar, já em bloco cirúrgico a realização da endoscopia. Essa coordenação parece simples, mas desde janeiro nós, pais, estávamos tentando articular a agenda o gastro com a do otorrino e não conseguimos.
O Jô entrou para o bloco as 11h e saiu para a recuperação as 13h, foi para o quarto e deu alta na sexta-feira às 10h.
Durante a internação a maior dificuldade foi controlá-lo para não arrancar os curativos que protegiam às narinas. Foi impossível na madrugada, quando o pai cochilou ele arrancou. A situação foi avaliada pelas enfermeiras e depois pelo médico, mas tudo acabou bem.
Hoje, sábado, o Jô está se recuperando. A maioria do tempo permanece no quarto, houve música e se alimenta bem. É isso, nada melhor que um dia depois do outro.
Valeu Jô, você foi corajoso e essa foi mais uma conquista sua! TE AMAMOS.
Grandes amigos, tenho uma enorme admiração pela dedicação e amor com que vocês enfrentam todos os problemas que tem furgido no seus caminhos. Parabéns ao meu amigo Jordano pela coragem. Deus elege os fortes para dar os fardos mais pesados, aqueles que Ele sabe que não sucumbirão. Um forte abraço! Rogo a Deus que continue iluminando sua família.
ResponderExcluir