Pular para o conteúdo principal

Valeu Jô, você foi corajoso

As complicações respiratórias são importantes na pessoa com síndrome de Cornélia de Lange. Desde o nascer o Jordano apresentou graves dificuldades para respirar e somente com sete anos de idade realizou a cirurgia de retirada as amígdalas e adenóides. Então, passou a se alimentar melhor,  dormir melhor, aprender melhor, explorar o mundo dos cheiros, a concentração aumentou, por exemplo.

Agora com 16 anos, o Jô apresentou a obstrução do septo nasal esquerdo, adenóides aumentadas e, ainda, se acentuou o refluxo-endogástrico. Isso tudo contribuiu para o agravamento das questões respiratórias.
Jô - Hospital Santa Lúcia Cruz Alta - 29/03/13
Nessa última quinta-feira (28) o Jô realizou a cirurgia de correção do septo nasal e o exame de endoscopia para avaliação da hérnia de hiato (refluxo). Os procedimentos foram realizados um após o outro e, só foram possíveis pela sensibilidade do Dr. Olavo Cancian, (otorrino) que se mostrou interessado e conseguiu coordenar, já em bloco cirúrgico  a realização da endoscopia. Essa coordenação  parece simples, mas desde janeiro nós, pais, estávamos tentando articular a agenda o gastro com a do otorrino e não conseguimos.
O Jô entrou para o bloco as 11h e saiu para a recuperação as 13h, foi para o quarto e deu alta na sexta-feira às 10h. 

Durante a internação a maior dificuldade foi controlá-lo para não arrancar os curativos que protegiam às narinas. Foi impossível na madrugada, quando o pai cochilou ele arrancou. A situação foi avaliada pelas enfermeiras e depois pelo médico, mas tudo acabou bem.

Hoje, sábado, o Jô está se recuperando. A maioria do tempo permanece no quarto, houve música e se alimenta bem. É isso, nada melhor que um dia depois do outro. 

Valeu Jô, você foi corajoso e essa foi mais uma conquista sua!  TE AMAMOS.

Comentários

  1. Grandes amigos, tenho uma enorme admiração pela dedicação e amor com que vocês enfrentam todos os problemas que tem furgido no seus caminhos. Parabéns ao meu amigo Jordano pela coragem. Deus elege os fortes para dar os fardos mais pesados, aqueles que Ele sabe que não sucumbirão. Um forte abraço! Rogo a Deus que continue iluminando sua família.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

seu relato, sua experiência pode ajudar agora quem está precisando. Compartilhe!

Destaques da Semana

Ferramenta de pesquisa genética, face2Gene, acerta 91% das vezes em casos de Síndrome de Cornélia de Lange

A seguir segue uma matéria muito importante sobe a aplicação da inteligência artificial na detecção de doenças que não podemos enxergar, publicada em 15/03/219 pela BBC Brasil, por  Leah Kaminsky. Como a Inteligência Artificial detecta sinais de doenças que humanos não podem enxergar GETTY IMAG Inteligência artificial é capaz de perceber padrões oculares para identificar doenças antes que sintomas apareçam. O dia estava ensolarado com um ar de primavera. Eu seguia Angela, cujo nome foi alterado para proteger sua identidade, por um corredor que levava ao meu consultório em Melbourne, na Austrália. Ela era minha paciente havia vários anos, mas só naquela manhã notei que ela arrastava os pés enquanto andava. Sua face estava sem expressão e ela tremia levemente. Eu a encaminhei a um neurologista e, em uma semana, ela começou a receber tratamento para o mal de Parkinson. Mas fiquei chateada por não perceber seus sintomas antes. Infelizmente, esta é uma situaç...

7ª Conferência Mundial da Síndrome de Cornélia de Lange

A Federação Internacional CdLS ( www.cdlsworld.org ) organizou a 7ª  Conferência Mundial da Síndrome de Cornélia de Lange no período de 14 a 17 de novembro de 2013, em Buenos Aires, Argentina. Foto: facebook/ Tatiana Arantes Alves A Conferência é realizada a cada dois anos para famílias em diferentes partes do mundo. A primeira foi realizada em Copenhague - Dinamarca. Veja mais informação nos links: 7 ª Conferência Mundial CdLS de 14 a 17 /11/2012 Buenos Aires - Argentina www.cdlsworld.org www.corneliadelange.ning.com

Síndrome de Cornélia de Lange e Autismo

O Jordano recebeu o diagnóstico de Síndrome de Cornélia de Lange (SCdL) aos dois anos e, somente aos oito, o diagnóstico de autismo. No cotidiano, sempre foi mais simples dizer que ele era autista para facilitar a comunicação com profissionais da saúde, da educação e com as pessoas em geral. Quando se menciona a Síndrome de Cornélia de Lange, a barreira costuma ser ainda maior. Jordano, 28 anos, com Síndrome de Cornélia de Lange - 23/11/25 Ambos os diagnósticos foram feitos de forma clínica. Nunca foram realizados exames genéticos para investigar a relação entre as duas condições, embora hoje já existam evidências científicas importantes de que mutações raras, especialmente no gene NIPBL , localizado em 5p13.2,  estejam associadas à SCdL e possam contribuir para o desenvolvimento de características do espectro autista. Para entender melhor essa relação, utilizei o ChatGPT como ferramenta de busca, leitura e interpretação de artigos científicos sobre SCdL e autismo. Como nem todos ...