Pular para o conteúdo principal

Fisioterapia em crianças com Síndrome de Cornélia de Lange

Estudo encontrado em na página do Centro de Pesquisa e Estudo de Fisioterapia em Pediatria - UNISA em 31 mai 13.

Fisioterapia em crianças com Síndrome de Cornélia de Lange (CLS): relato de casos

Por PEDRO, C.E.M.;1 SOUZA, S.S.; 1* KADOTA, L.;1 LIRA, R.M.;2 SOUZA, A.A.F.; 2* PIRES, F.S.L.;3 MARCHESE, D.M.A.4


Introdução

A síndrome Cornélia de Lange (MIM #122470), também conhecida como Síndrome Brackmann de Lange e Degeneração do tipo Amstelodamensis, foi descrita no ano em 1916 por Brachmann e em 1933 por Cornélia de Lange. É uma anomalia congênita de causa desconhecida podendo ocorrer esporadicamente ou estar associada com um padrão de herança. Em alguns casos não é imediatamente diagnosticada.


Clinicamente é reconhecida pelas características faciais: baixa linha anterior do cabelo, sinofres, narinas antevertidas, prognatismo maxilar, filtrum longo e boca de carpa.1 Outras características notadas são o retardo do crescimento, retardo mental severo, baixa estatura, um choro tipo rosnar baixo, braquicefalia, orelhas pequenas, ponte nasal diminuída, hirsutismo e malformações das mãos, entre outras.2,3,4São também consideráveis as cardiopatias congênitas, o refluxo gastroesofágico e as alterações de limiar de dor e sensibilidade, além dos distúrbios da atenção e da expressiva memória visual.5



Relato de Caso 1

Apresentamos o propósito G.A.S.S, 4 anos e 6 meses, feminino, pais não consangüíneos; primeira gestação, parto cesárea (pré-eclâmpsia), termo, com peso de nascimento de 2.575 g e 41,5 cm de estatura; diagnosticada logo após o nascimento. Atendida no ambulatório de fisioterapia da UNISA, no Projeto CURUMIM desde 08/05/2002.

Avaliada aos 73 dias de vida, observou-se baixa linha anterior do cabelo, sinófres, narinas antevertidas, filtrum longo, boca de carpa e hipotonia. Além de: hirsutismo; tronco piriforme e curto; mamilos afastados, pequenos e hipocrônico; membros superiores e in feriores curtos (segmento distal menor que proximal), mãos pequenas, tíbias em varo, pé eqüinovaro (redutível); choro rouco. Apresentou torcicolo congênito com fixação à esquerda. Cardiopatia congênita e refluxo gastroesofágico corrigidos cirurgicamente. Hipersensibilidade em mãos e pés logo cedo dificultou treino do sentar e do andar; brincar com sementes e tapetes sensoriais ajudaram a reduzir essa condição. Movimentos esteriotipados (bater palmas sem razão aparente) deixados de lado quando não estimulados. Baixa atenção contornada, em parte, com a estimulação visual, trabalhando-se muito tempo em frente ao espelho.

Andou sozinha com 3 anos e 4 meses. Freqüenta escolinha desde o início de 2006. Mantém comportamento hiperativo, com baixa atenção para as atividades e surtos de agressividade; algumas vezes, de acordo com o relato da mãe, fixa-se em um movimento por muitas horas sem se saber se estaria repetindo um movimento que presenciou. Relaciona-se bem com estranhos e recebe as pessoas sorridente e gentil. Ainda não fala.



figura1   figura2    figura3    figura4

figura5   figura6    figura7    figura8    figura9


Relato de caso 2

J.S.S, 2 anos e cinco meses, masculino, pais não consangüíneos. Nascido da primeira gestação, parto cesariano, pré-termo; cardiopata, com refluxo gastroesofágico e intercorrências respiratórias, diagnosticado aos 6 meses. Atendido no Projeto Curumim, desde 30/11/2005. 

Avaliado aos 18 meses, pesava 5.200 g e tinha 62 cm de estatura. Observou-se ptose palpebral à direita, base do nariz baixa, boca pequena, orelha direita baixa e hipoplásica; mamilos pequenos e lateralizados; mãos pequenas, dedos curtos, sem dobras no adutor do polegar; hiperextensão das falanges proximais, prega única na mão esquerda e hipoplasia da unha do V quiradactilo direito; o IV artelho é cavalgado pelo III, bilateralmente. Controle de cabeça e rolar com 6 meses de idade, de acordo com a informação da mãe; não arrastava, não sentava sozinho; ajudava quando puxado para sentar; seguia objetos mas não agarrava; balbuciava; hipotônico; reflexos primitivos presentes. Hipersensibilidade em palmas das mãos e plantas dos pés impediam diversas atividades. Objetivos da fisioterapia: ganho de força muscular global e ADM em mãos; diminuição da hipersensibilidade; estimulação sensorial e do DNPM.

Atualmente apresenta controle de cervical e tronco, realiza sedestação sozinho e transferência de sentado para em pé com apoio; a hipersensibilidade reduziu-se o que permitiu melhora na coordenação motora e no equilíbrio e propriocepção; iniciado treino de marcha com apoio. O uso de recursos que tem apelo visual maior e permitem repetição, como o espelho, foram usados desde cedo.


CONSIDERAÇÕES FINAIS


O trabalho do Fisioterapeuta está sempre sujeito à individualidade de seu paciente. A hipersensibilidade tátil aparece, algumas vezes, como reação à terapia ou ao terapeuta; deve, portanto, ser objeto de avaliação cuidadosa. No caso das crianças com CdLS, além disso, a atenção para o fato de sua memória visual faz toda a diferença, independente da técnica que se pretenda utilizar.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 


1. McKUSICK, A. V. Cornelia de Lange syndrome; CDLS. ONLINE MENDELIAN INHERITANCE IN MAN (OMIN). Disponível em: <http://www.ncbi.nlm.nih.gov/entrez/dispomim.cgi?id=122470>. Acessado em: 27/06/2006. 

2. Descritores em Ciência da Saúde. BVS – DeCS. Síndrome de Lange. Disponível: <http://decs.bvs.br>. Acessado em: 17/08/2006. 

3. NUSSBAUM, R.L.; McINNES, R.R.; WILLARD, H.F. Aspectos genéticos do desenvolvimento. In: Thompson e Thompson – Genética Médica. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan, 2002. Capítulo 17, p.294-315. 

4. WIEDEMANN, W. R.; KUNZE, J.; DIBBERN, H.; Atlas de Síndromes Clínicas Dismórficas. São Paulo, Manole, 3ª ed., 1996, p.182 

5. Cornelia de Lange Syndrome Foundation (CdLS-USA Foundation). Una guía para el síndrome de Cornélia de Lange. Parte Dos - Temas médicos frecuentes y protocolos de tratamiento. Disponível: <http://www.cdlsusa.org/publications/spanish_facing.html>. Acessado em: 17.08.2006.

*Bolsista da UNISA - A utilização das fotos foi autorizada pelos pais da menor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato de Caso: A agressividade no comportamento da pessoa com Síndrome de Cornélia de Lange

A amiga Lúcia Mussel já havia compartilhado com o nosso grupo de famílias de pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange do Brasil a experiência em ajudar o querido Luiz Augusto (Guto). Uma das experiências que a Síndrome impõe é a agressividade. Pela importância e relevância das informações pedi a ela para disponibilizar aqui o texto.  Veja. " Sobre o Luiz Augusto que está com 37 anos, percorremos um longo caminho sobre a agressividade dele que começou em torno dos 14 anos.  Luiz Augusto (Guto), 37 anos, com Síndrome de Cornélia de Lange Antes, ele com os dois irmãos mais novos, talvez por brincarem muito juntos, não apresentou este quadro e de repente começou a nos bater o que nos assustou muito. Talvez ele tenha se sentido excluído em algumas brincadeiras com o crescimento dos irmãos e ele foi se isolando.  Começou a agredir as pessoas de casa, não importava a idade, e foi aumentando com o passar do tempo. Tomou Frontal que resolveu por uns dois anos e a

Gráficos para acompanhamento do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange

Dr. José Cesar Junqueira, gastroenterolologia pediátrica, disponibilizou no Portal Pediatra Online os Gráfico a seguir, para acompanhamento de do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange . Peso feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Circunferência da cabeça feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br   Peso masculino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Peso masculino (nascimen

Dia Internacional da Síndrome de Cornélia de Lange

Vamos juntar a turma aqui! Mande a imagem para 55 9 8140-3208 - Edivan, Pai do Jordano. Aryanne. Imagem: Kab