Pular para o conteúdo principal

O Ensino individual é uma opção para a criança com Síndrome de Cornélia de Lange?

Essa semana recebemos mais um cadastro e, também, um importante depoimento com a intenção de compartilhar informações sobre o ensino de uma criança com a Síndrome de Cornélia de Lange.

Esclareço que omiti no texto os nomes das pessoas

Imagem ilustrativa do Jô no desfile de 7 de setembro de 2005 - 8 anos
CIEP Especial - o segundo da esquerda para a direita - alinhado e de passo certo


"Oi! Sou tia de é uma criança diagnosticada com a Síndrome. Considerado pelo geneticista que deu o diagnóstico, um estágio leve da síndrome, temos procurado ajuda para saber como poderemos ajudar o José a se inserir no mundo, tentar deixá-lo independente e feliz. 

Vi realmente que existem fundações bem interessantes no exterior. Achei muitas informações no site: http://www.cdlsusa.org. A Fundação CdLS emprega uma equipe de profissionais, disponíveis para fornecer apoio e informação. Acho a troca de informações, e mais ainda, iniciativa de começar esse movimento aqui no Brasil. 

Bem sobre o meu sobrinho. Ele tem 12 anos, está no terceiro período do ensino fundamental, conhece as letras, os grupos de família, mas não consegue ler livremente. Tem memória visual muito boa, e aprende fácil tudo aquilo que lhe interessa. Está sendo acompanhado por psicóloga e psico-pedagoga que já identificaram que ele possui capacidade de raciocínio.  Tem estatura baixa se comparado com crianças típicas, está realizando exames para considerarmos a possibilidade de tratamento com hormônio para crescimento. 

Tende a se mutilar quando contrariado ou agredir, se arrependendo no minuto seguinte, mas sem consciência para desculpar-se. Repetitivo nos discursos e bastante ansioso. Atualmente mora com a minha mãe, pois o colégio da cidade onde ele morava, chamou os pais e disse que não podia fazer mais nada por ele. 

O tratamento com a psicóloga e extremo amor da vó para acompanhá-lo, demonstrou avanços, um deles, foi ele ter conseguido a fazer suas necessidades fisiológicas ( número 2) no vaso sanitário, isso ele só conseguiu este ano. Minha mãe o colocou também na aula de música, ele está aprendendo a tocar pandeiro. Deu show na abertura das festas juninas no colégio. Rsos... Estamos no momento passando por um dilema, pois a psicóloga disse que a distancia dos pais tem sido muito prejudicial ao avanço dele. Ele passa a semana toda repetindo que na sexta voltará para casa. 

O problema é que o interior que ele mora não dá melhores oportunidades para ele do que aqui na capital, e seus pais, não têm como se mudarem, devido ao trabalho. Sendo assim, comecei a pensar no ensino individual. Alguém já passou por isso? 

Por favor me enviem suas experiências, pois, estamos buscando todas as formas de adquirir conhecimentos e trocar informações para ajudar esse menininho que é extremamente, amoroso, simpático e muito amado.

Comentários

  1. Penso que a ajuda de pessoas especializadas vai ajudar muito. As questões afetivas são muito significativas para eles, especificamente, no caso do meu filho, o Jordano - que tbem possui autismo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

seu relato, sua experiência pode ajudar agora quem está precisando. Compartilhe!

Destaques da Semana

Comissão aprova pensão vitalícia para pessoas com Síndrome de Cornélia de Langes

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou projeto que assegura pensão vitalícia de R$ 1.045 às pessoas com síndrome de Cornélia de Langes (CdLS) que venham a ter, em decorrência da doença, deficiência física, intelectual, mental ou sequelas motoras de longo prazo. A proposta é do deputado Geninho Zuliani (União-SP) e recebeu parecer favorável do relator, deputado Dr. Zacharias Calil (União-GO) . O relator Dr. Zacharias Calil recomendou a aprovação da propost Pensão será de R$ 1.045 e reajustado pelas regras dos benefícios da Previdência Social; texto ainda será analisado por outras comissões. Pelo Projeto de Lei 1693/20 , o valor da pensão será reajustado conforme os benefícios do Regime Geral de Previdência Social. Sintomas A síndrome de Cornélia de Langes é uma doença rara e de origem genética que provoca alterações em, pelo menos, cinco genes, causando assim grande variedade de anomalias e malformações. Estima-se que ela ocorra em apr...

Está FELIZ, isso é o que importa

Nesta Semana recebemos o parecer descritivo na avaliação escolar do Jordano, que possui Síndrome de Cornélia de Lange.  Neste ano, ao  retornar para a Escola de Ensino Especializado, (EJA) o Jô teve algumas dificuldades iniciais, relacionadas aos problemas de saúde (refluxo e intolerância a lactose) que o deixavam nervoso e inseguro. Jordano,  16 anos - 24/08/13 A acolhida na nova Escola pela professora e colegas, juntamente com a melhoria da condição de saúde, permitiram que o Jô fosse ganhando confiança e melhorando a autoestima. Faz um mês que ele parou com a risperidona - está mais ativo e controla melhor as frustrações. Principalmente, relacionadas a Felipe, seu irão de 2 anos e meio. Nos estamos contentes com o resultado até o momento. Ele está feliz. Hoje, sábado, tivemos que conversar muito e convencê-lo  que não havia aula.  Por isso, que essa discussão sobre o ensino inclusivo e especializado é uma questão teórica que é supera...

Cadastro do Blog já possui nove pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange

Já somos nove família. Nove pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange reunidas no cadastro deste Blog. Algumas informações que podem ajudar. - São 8 do sexo masculino e uma do sexo feminino. - Idade média de 12 anos. - Mais experiente: 37 anos. - Casula do grupo: 2 anos. - Onde moram: * 02 Rio Grande do Sul. * 02 São Paulo. * 01 Minas Gerais. * 01 Maranhão. * 01 Rio Grande do Norte * 01 Distrito Federal. * 01 Amazonas. Conforme compromisso deste Blog, não serão divulgadas informações individualizadas. Somente as famílias cadastradas receberão cópia da planilha do cadastro. Vamos lá pessoal, vamos divulgar. Estamos acreditando, mesmo, que realizaremos logo o nosso primeiro encontro brasileiro das famílias com pessoa com Síndrome de Cornélia de Lange. ACESSO O FORMULÁRIO DE CADASTRO NA ABA OU AQU I