Pular para o conteúdo principal

Cadastro de Pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange

Está disponível neste blog um formulário para cadastro das pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange. Essa ferramenta vai permitir o contato das famílias e, também, é a primeira ação para a realizarmos o inédito encontro brasileiro de famílias de pessoas com a Síndrome de Cornélia de Lange, em 2013.

O cadastro e composto por 9 informações. É fácil de ser preenchido e está disponível no menu principal do Blog. O cadastro não ficará disponível para consulta, porém mensalmente será encaminhado uma cópia  com as atualizações a todas as pessoas cadastradas.


Nos EUA, Portugal e Argentina, como exemplos, existem Fundações, Associações, grupos de famílias para apoio das famílias. No Brasil não existe qualquer forma de apoio organizado, assim a Síndrome continua sendo muito desconhecida, causando muitas dificuldades às pessoas com a SCL e às famílias, em especial, quanto se trata de saúde e educação.

Caros amigos pais, ajudem simples iniciativa e caso tenham dificuldade em acessar o o formulário favor comentar este post ou mandar um e-mal para edivansouza@hotmail.com.

CADASTRO: PESSOAS COM SCL NO BRASIL

Abraço a todos!
Edivan Souza, pai do JORDANO.






Comentários

  1. Olá tudo bem? Sou Daniele, mãe da Ana Maria, hoje com 15 anos, portadora de Cornelia de Lange.
    Quero fazer este cadastro mas não estou conseguindo. A Ana também tem refluxo, e já fomos orientados a fazer a cirugia, porém temos muito medo. Temos procurado por atividades diversas para Ana, ela frequenta a APAE, mas não é lá essas coisas...rsrs Um abraço Daniele

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniela,
    é o estamos na mesma situação. Ontem dia 28 mar o Jô realizou a endoscopia, em bloco com anestesia geral, para avaliar a situação. Ele estava com muito refluxo, mas com o uso do esomeprazol magnésio tri-hidratado - 40 mg (Nexium - já tem genérico +- R$ 80,00 cx) ele não teve mais crise - estamos acreditando que não precise mais a cirurgia.
    Me manda o teu email para conversarmos e vermos o motivo que vc não consegue fazer o cadastro.
    Abraço a família.
    Edivan, pai do JÔ.

    ResponderExcluir
  3. Oi meu nome é Èlida e tenho um filho com SCL,ele tem 5 anos e ainda não fala e nem anda tem refluxo, mas ta controlado,com medicamento ele toma omeprazol(MUPS)e domperidona,ele quase não come mas toma mamadeira com um complemento chamado pedia Sure que varia de 85,00a 156,00 a lata de 900g pois teve intolerancia a lactose e a proteina da soja,ele é bem magrinho,gostaria de aprender mais sobre essa síndrome,se alguem puder me ajudar,meu imail é elida.bm@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. OI MEU NOME É ÉLIDA SOU MÃE DE BERNARDO ELE VAI FAZER 5 ANOS E É PORTADOR DA SCL GOSTARIA MUITO DE FAZER ESSE CADASTRO,MAS NÃO TO CONSEGUINDO.ESTOU MUITO PREOCUPADA COM MEU FILHO ELE AINDA NÃO ANDA E NEM FALA E É MUITO MAGRINHO,GOSTARIA DE MANTER CONTATOS COM OUTRAS MÃES PARA SABER MELHOR DO DESENVOLVIMENTO DA SÍNDROME.

    ResponderExcluir
  5. Oi meu nome é Èlida sou mãe do Bernardo que tem a síndrome de cornélia de lange, gostaria muito de fazer este cadastro.

    ResponderExcluir
  6. Oi Elídia, tente agora completar o cadastro e click em enviar que vai dar certo. Se não conseguir mande um e-mail pra mim que eu completo o cadastro pra ti para vc ter acesso a todos os contatos dos nossos amigos de caminhada. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. vou tentar de novo obrigado gostaria de fazer parte dessa caminhada com vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok amiga Elida, recebi o cadastro enviei no teu e-mail a planilha com os dados das demais famílias.
      Quando vc tiver algo a perguntar pode mandar que eu publico aqui no Blog e o grupo pode ir comentando e compartilhando as experiências.


      Excluir
  8. Que bom fico feliz de esta nesta caminhada com vcs.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de saber se os portadores de csl falam,(conversam)pois o meu Bernardo já vai fazer 5 anos e ainda não fala e nem anda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Elida o Jô tem 16 anos e não fala. Mas ele comunica bem por sinais que ele mesmo criou e poucas palavras, tipo: "pi" para se referir a pai - "mamama" para mamãe - mas "coca" e fala bem certinho.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  11. Bom Dia
    Tenho uma filha com a 6 anos tem esta sindrome Cornelia de Lange.
    Ela não anda sozinha e fala algumas palavras,
    È uma criança observadora e entendi tudo o que fala com ela.
    Tudo o que vc manda ela fazer el repeti.
    È muito sapeca e gosta muito de fazer bagunça e brincadeiras com o pai dela.

    ResponderExcluir
  12. Oi eu acabei de fazer o cadastro do meu filho Pedro Vinicius, portador da Síndrome Cornelia de Lange.
    Obrigada pela atenção.

    ResponderExcluir
  13. Ok Seliane, mandei por e-mail a planilha atualizada pra ti.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. oi acabei de fazer meu cadastro meu filho jhonatan tem sindrome te cornelio de lange gostaria de comversar com maes que tem filho assim pra apreender mais e trocar experiencias

    ResponderExcluir
  15. Oie, fiz o cadastro da minha filhota Laura de 06 anos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

seu relato, sua experiência pode ajudar agora quem está precisando. Compartilhe!

Destaques da Semana

Comportamentos Repetitivos e Autolesivos na Síndrome de Cornélia de Lange

Os comportamentos repetitivos e autolesivos do Jordano continuam sendo uma das maiores preocupações da família, tanto pela segurança dele quanto pelo impacto emocional sobre todos ao redor. Por isso, estudos que investigam esses comportamentos na Síndrome de Cornélia de Lange (SCdL) são ferramentas essenciais para compreender melhor o que está acontecendo. Jordano, 28 anos, com Síndrome de Cornélia de Lange. Foto: 11/01/25 O artigo analisado SRIVASTAVA, S. et al. Repetitive and Self-Injurious Behaviors in Children with Cornelia de Lange Syndrome. Journal of Autism and Developmental Disorders, 2020. Publicação vinculada a instituições como Boston Children’s Hospital, Johns Hopkins University, University of Minnesota e Yale School of Medicine. Disponível em: <https://ern-ithaca.eu/> Do que se trata o estudo? De forma simples, o estudo buscou entender quais comportamentos repetitivos e autolesivos aparecem em crianças com SCdL, o quanto são frequentes, quão graves podem ser e como ...
Exame comprovou problemas digestivos no Jordano, que tem Síndrome de Cornélia de Lange. Faz algum tempo que o Jô passou a se alimentar com dificuldades, pouco apetite e, por vezes vômito. Ao longo dos últimos 6 meses o comportamento mudou, sempre inquieto, agressivo e também perdeu muito peso.  Neste tempo foram feitos exames clínicos e acompanhamento psiquiátrico. Até então, só foi identificada uma infecção urinária (recorrente) que durou longos 3 ou 4 meses. Por último, na semana passada, ele fez exame de endoscopia onde se identificou a estenose esofágica concentrica, algns sinais de de metaplasia e gastrite enantematosa leve do antro .  Desde acriação do Blog em 2012, sempre foi compartilhar infomrações, por isso colocamos aqui o exame do Jô para que possa ajudar outras familias que estejam passando por sistuações parecidas. Abraços.

Governo de Minas discute políticas públicas para pessoas com doenças e síndromes raras durante missão na Itália

Reuniões permitiram a troca de experiências em ações desenvolvidas pelos dois países; governador reforça objetivo de melhorar efetivamente as condições para as pessoas receberem o devido tratamento e diagnóstico Governador e secretário da Casa Civil se reuniram com a ministra italiana Alessandra Locatelli      A comitiva do Governo de Minas em missão internacional na Itália participou, nesta quarta-feira (13/9), de reuniões para apresentar as políticas públicas desenvolvidas pelo Estado para pessoas com doenças e síndromes raras. Os encontros também tiveram como objetivo compartilhar conhecimentos e entender as medidas adotadas naquele país que podem ser aplicadas na gestão mineira.      O governador Romeu Zema e o secretário da Casa Civil, Marcelo Aro, se encontraram com representantes da Associação Cornélia de Lange, que leva o nome de uma síndrome genética rara complexa que afeta o desenvolvimento das pessoas. Na sequência, eles se reuniram com a minist...