Pular para o conteúdo principal

Extração dentária de jovem com a Síndorme de Cornélia de Lange

Ontem (22/10), o Jordano (18 anos), que possui a Síndrome de Cornélia de Lange, sofreu a intervenção cirúrgica para a extração dentária. O procedimento foi realizado no Hospital da Guarnição de Santa Maria (HGuMS) pelo Dr. Luiz Fernando Caldart e Dr. Claudio Guimarães de Azevedo, anestesiologista.
Edivan e Jordano, sala de recuperação logo após procedimento 22/10/15
No dia anterior (21/10), foi realizada a avaliação pré-anestésica e a internação. Ontem, às 07:30h foi ao bloco cirúrgico e retornou à sala de recuperação às 10:00h. Depois do meio dia, 13:00h, obteve alta e retornamos à Cruz Alta-RS.

Segundo o Dr. Azevedo, em função das particularidades da anatomia da face do Jordano em razão Síndrome, a pequena abertura na boca e da epiglote aumentada ele teve alguma dificuldade para realizar os procedimentos anestésicos. 

Já o Dr. Caldart informou que o procedimento transcorreu de forma normal, foram extraídos os 4 dentes molares-sisos e mais dois caninos superiores que estavam inclusos (céu da boca).

Um aspecto que chamou a atenção foi o atendimento do pessoal do Hospital. Todos, indistintamente, foram muito preocupados e tolerantes com o Jordano. Sempre tinha alguém por perto para facilitar as coisas e fazer com que o ele ficasse calmo. Isso foi muito importante.
Fica o agradecimento especial do Dr. Azevedo e Dr. Caldart que foram atenciosos e extremamente profissionais, além de ficar visível o entrosamento dos dois no procedimento.

Assim, fica cada vez mais evidente uma lição que aprendemos nesta caminhada:
"O que faz a diferença não são os recursos, são as atitudes das pessoas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato de Caso: A agressividade no comportamento da pessoa com Síndrome de Cornélia de Lange

A amiga Lúcia Mussel já havia compartilhado com o nosso grupo de famílias de pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange do Brasil a experiência em ajudar o querido Luiz Augusto (Guto). Uma das experiências que a Síndrome impõe é a agressividade. Pela importância e relevância das informações pedi a ela para disponibilizar aqui o texto.  Veja. " Sobre o Luiz Augusto que está com 37 anos, percorremos um longo caminho sobre a agressividade dele que começou em torno dos 14 anos.  Luiz Augusto (Guto), 37 anos, com Síndrome de Cornélia de Lange Antes, ele com os dois irmãos mais novos, talvez por brincarem muito juntos, não apresentou este quadro e de repente começou a nos bater o que nos assustou muito. Talvez ele tenha se sentido excluído em algumas brincadeiras com o crescimento dos irmãos e ele foi se isolando.  Começou a agredir as pessoas de casa, não importava a idade, e foi aumentando com o passar do tempo. Tomou Frontal que resolveu por uns dois anos e a

Gráficos para acompanhamento do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange

Dr. José Cesar Junqueira, gastroenterolologia pediátrica, disponibilizou no Portal Pediatra Online os Gráfico a seguir, para acompanhamento de do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange . Peso feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Circunferência da cabeça feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br   Peso masculino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Peso masculino (nascimen

Dia Internacional da Síndrome de Cornélia de Lange

Vamos juntar a turma aqui! Mande a imagem para 55 9 8140-3208 - Edivan, Pai do Jordano. Aryanne. Imagem: Kab