O jovem Jordano (19 anos), que possui a síndrome de Cornelia de Lange e Autismo, está super integrado no espaço de convivência do Autista.
Jordano, com Síndrome de Cornélia de Lange/Autismo |
Como já falei em outras ocasiões, o Jordano possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Manifesta-se pelo transtorno do neurodesenvolvimento caracterizado por dificuldades na interação social, comunicação, comportamentos repetitivos e interesses restritos e com hipossensibilidades sensoriais tátil e sonora. No caso, o autismo é um "sintoma" de uma síndrome mais grave.¹
Jordano, com Síndrome de Cornélia de Lange/Autismo |
As atividades do Espaço de Convivência, tem como essência a prática das relações cotidianas entre as pessoas com autismo, familiares e profissionais, de modo facilitar-lhe a inclusão social, diminuindo as ditas comorbidades ou estereotipias.
O Jordano fica muito motivado para irmos para o Espaço, toma a iniciativa para se vestir e pegar à mochila. Nas atividades interage à sua maneira - reage um pouco, mas permite a interação, desde que se sinta seguro. "Sem aventuras pelo Amor de Deus", imagino o pensamento dele.
As atividades acontecem todos os sábados pela manhã, no Espaço de Convivência do Grêmio dos Subtenentes e Sargentos em Cruz Alta-RS.
Nota:
1. Tadeu Meniconi. Autismo pode ser apenas sintoma de uma síndrome mais grave
Nenhum comentário:
Postar um comentário
seu relato, sua experiência pode ajudar agora quem está precisando. Compartilhe!