Pular para o conteúdo principal

Pólipo Nasal e Sinusite na Síndrome de Cornélia de Lange

Os problemas respiratórios são muito acentuados nas pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange, conforme já vimos em outras postagens neste blog. Na semana passada (29/09) o Jordano - 20 anos, com Síndrome de Cornélia de Lange, realizou a cirurgia endoscópica para retirada de pólipo nasal e tratamento da sinusite. Os procedimentos foram realizados pela Dr. Lauana Renata Londero Cancian, Otorrinolaringologia, aqui de Cruz Alta-RS, teve a duração aproximada de uma hora sem nenhuma intercorrência, segundo relato da cirurgiã e do anestesista. Permanecemos no hospital por mais 36 horas e fomos pra casa. Passados 5 dias, o Jordano está brincando de soprar o nariz, pois, pelo longo tempo sem respirar direito, ele fica surpreso com o barulho.



Jordano e Dra. Lauana - 04/10/17

_______________________________________________________________

O que é Pólipo nasal?
Sinônimos: pólipos nasais
Pólipos nasais são massas polipoides, ou seja, pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem na camada interna do nariz (mucosas nasais), ou nos seios paranasais.


O que é Sinusite?
Sinônimos: infecção dos seios nasais

Sinusite é uma inflamação da mucosa dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. A doença pode ser secundária a uma infecção, quadro alérgico ou qualquer fator que atrapalhe a correta drenagem de secreção dos seios da face. O nome mais utilizado para esse problema é rinossinusite, pois o processo inflamatório atinge tanto a mucosa dos seios da face como a mucosa nasal.


Fonte: http://www.minhavida.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relato de Caso: A agressividade no comportamento da pessoa com Síndrome de Cornélia de Lange

A amiga Lúcia Mussel já havia compartilhado com o nosso grupo de famílias de pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange do Brasil a experiência em ajudar o querido Luiz Augusto (Guto). Uma das experiências que a Síndrome impõe é a agressividade. Pela importância e relevância das informações pedi a ela para disponibilizar aqui o texto.  Veja. " Sobre o Luiz Augusto que está com 37 anos, percorremos um longo caminho sobre a agressividade dele que começou em torno dos 14 anos.  Luiz Augusto (Guto), 37 anos, com Síndrome de Cornélia de Lange Antes, ele com os dois irmãos mais novos, talvez por brincarem muito juntos, não apresentou este quadro e de repente começou a nos bater o que nos assustou muito. Talvez ele tenha se sentido excluído em algumas brincadeiras com o crescimento dos irmãos e ele foi se isolando.  Começou a agredir as pessoas de casa, não importava a idade, e foi aumentando com o passar do tempo. Tomou Frontal que resolveu por uns dois anos e a

Gráficos para acompanhamento do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange

Dr. José Cesar Junqueira, gastroenterolologia pediátrica, disponibilizou no Portal Pediatra Online os Gráfico a seguir, para acompanhamento de do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange . Peso feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Circunferência da cabeça feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br   Peso masculino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Peso masculino (nascimen

Dia Internacional da Síndrome de Cornélia de Lange

Vamos juntar a turma aqui! Mande a imagem para 55 9 8140-3208 - Edivan, Pai do Jordano. Aryanne. Imagem: Kab