Pular para o conteúdo principal

Relato de experiência do uso de Cannabidiol pelo Jordano - Síndrome de Cornélia de Lange

Vamos compartilhar a nossa experiência com o uso do Extrato de Cannabis Sativa L pelo Jordano, que possui a Síndrome de Cornélia de Lange e autismo (24 anos). 

Jordano e a estátua do Escritor Érico Veríssimo, Praça em Cruz Alta - Mar/21 

No mês de outubro de 2020, ele começou a apresentar comportamentos de agressão compulsiva para com terceiros (tapas e beliscões), além da autoagressão. Com relação a medicação, ele vinha fazendo uso de olanzapina (5mg) e clozapina (100mg). 

Cabe esclarecer, que essa questão de agressão é recorrente todos os anos desde a adolescência, então não está relacionada com a pandemia.

Então, depois de conversas e orientações com o Psiquiatra Dr Jordano Copetti, que acompanha o Jô a muito tempo, ele sugeriu, novamente, o uso do Cannabidiol. Já havíamos tentado a aquisição em 2018, porém o processo de autorização era muito complicado não deu certo.

Já em dezembro, verificamos a forma de aquisição aqui no Brasil e outras possibilidades e, então, adquirimos. Ele passou a usar dose diária de 1ml - 200mg de Cannabidiol - metade pela manhã e outra metade a noite concomitantemente com os demais medicamentos.

No mês de fevereiro retornamos ao Psiquiatra. Foi constatada significativa melhora e diminuição dos comportamentos agressivos, lucidez para avaliar as coisas que o cercam, interação nas brincadeiras com o irmão e iniciativa para realizar algumas atividades e vontade para sair. Porém, ainda tinha momentos de desiquilíbrio. Sobre a medicação, paramos com a Olanzapina e diminuímos a clozapina pela metade.

Agora, final de março, o Jordano está muito bem. As irritações ficaram raras, mostra-se motivado, diminuiu o peso corpóreo, gosta muito de caminhar à tardinha, faz perguntas sobre o que irá acontecer com uso de sinais, dança muito em frente a TV ouvindo música e está construindo pequenas frases com dois ou três sinais (antes usava só um sinal para comunicar).

Sem dúvida, é pouco tempo para afirmar a eficiência do tratamento. Mas nestes tempo de caminhada com o Jordano aprendemos que é importante comemorar as pequenas conquistas e, também, compartilhando experiências, ficamos mais fortalecidos para os novos desafios.

Abraços,

Edivan e Elis , pais do Jordano.

Comentários

Postar um comentário

seu relato, sua experiência pode ajudar agora quem está precisando. Compartilhe!

Postagens mais visitadas deste blog

Relato de Caso: A agressividade no comportamento da pessoa com Síndrome de Cornélia de Lange

A amiga Lúcia Mussel já havia compartilhado com o nosso grupo de famílias de pessoas com Síndrome de Cornélia de Lange do Brasil a experiência em ajudar o querido Luiz Augusto (Guto). Uma das experiências que a Síndrome impõe é a agressividade. Pela importância e relevância das informações pedi a ela para disponibilizar aqui o texto.  Veja. " Sobre o Luiz Augusto que está com 37 anos, percorremos um longo caminho sobre a agressividade dele que começou em torno dos 14 anos.  Luiz Augusto (Guto), 37 anos, com Síndrome de Cornélia de Lange Antes, ele com os dois irmãos mais novos, talvez por brincarem muito juntos, não apresentou este quadro e de repente começou a nos bater o que nos assustou muito. Talvez ele tenha se sentido excluído em algumas brincadeiras com o crescimento dos irmãos e ele foi se isolando.  Começou a agredir as pessoas de casa, não importava a idade, e foi aumentando com o passar do tempo. Tomou Frontal que resolveu por uns dois anos e a

Gráficos para acompanhamento do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange

Dr. José Cesar Junqueira, gastroenterolologia pediátrica, disponibilizou no Portal Pediatra Online os Gráfico a seguir, para acompanhamento de do desenvolvimento de pessoas com Síndrome de Cornelia de Lange . Peso feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Circunferência da cabeça feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Altura feminina (0 a 18 anos) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br   Peso masculino (nascimento - 36 meses) Gráfico para acompanhamento de pacientes co Síndrome de Cornelia de Lange. Fonte: pediatraonline.com.br Peso masculino (nascimen

Dia Internacional da Síndrome de Cornélia de Lange

Vamos juntar a turma aqui! Mande a imagem para 55 9 8140-3208 - Edivan, Pai do Jordano. Aryanne. Imagem: Kab